Onde você está: \ pt-br \ Ambiental, Social e Governança (ESG) \ Diretoria E Conselho De Administração

Diretoria E Conselho De Administração

Diretoria Executiva

Os diretores da Companhia possuem experiência significativa no setor de transporte de passageiros nacional e internacional. Além disso, pudemos aproveitar essa ampla experiência para desenvolver nossa estrutura operacional de baixo custo. Os diretores são responsáveis pela gestão diária da Companhia. Os diretores têm responsabilidades individuais estabelecidas no nosso estatuto social e pelo nosso conselho de administração. O endereço comercial de cada um de nossos diretores é o mesmo dos nossos principais escritórios executivos.

De acordo com o nosso estatuto social, devemos ter, no mínimo, dois, e, no máximo, sete diretores eleitos pelo conselho de administração para um mandato de um ano. Qualquer diretor pode ser destituído pelo conselho de administração antes do término de seu mandato. O mandato atual de todos os nossos diretores terminará em março de 2022.

A tabela a seguir apresenta o nome e a posição de cada um de nossos diretores. Uma breve descrição biográfica de cada um de nossos diretores é apresentada depois da tabela.

Nome Cargo
Paulo Sergio Kakinoff Diretor-Presidente
Richard F. Lark, Jr. Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de RI
Eduardo José Bernardes Neto Diretor Vice-Presidente
Celso Guimarães Ferrer Junior Diretor Vice-Presidente

Paulo Sergio Kakinoff
O Sr. Paulo Sergio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da Companhia em julho de 2012, tendo sido membro independente do Conselho de Administração de janeiro de 2010 a 02 de julho de 2012, quando deixou o cargo junto ao Conselho de Administração para assumir a presidência da Companhia. O Sr. Paulo Kakinoff foi Presidente da Audi Brasil até junho de 2012 e atuou na indústria automobilística por 18 anos, tendo ocupado anteriormente as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e Diretor Executivo para a América do Sul na matriz do Grupo Volkswagen na Alemanha. É membro do Comitê de Governança Corporativa e Pessoas, do Comitê de Políticas de Risco, do Comitê de Política Financeira e do Comitê de Alianças da Companhia. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, ocupou o cargo de Vice Presidente da ABEIVA - Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores e de membro do Conselho da Volkswagen Participações até junho de 2012.

Richard F. Lark, Jr.
O Sr. Richard Lark é Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores da Companhia desde julho de 2016. O Sr. Lark exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia de junho de 2008 a julho de 2016. O Sr. Lark foi membro do Comitê de Auditoria Estatutário da GOL de março de 2015 à julho de 2016. O Sr. Lark atuou também como Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores da Companhia de abril 2003 à junho de 2008. Entre 2000 a 2003, o Sr. Lark atuou como Diretor Financeiro-Administrativo da Americanas.com Comércio Eletrônico S.A. Antes, entre 1988 e 1999, Sr. Lark foi executivo dos bancos de investimentos da Morgan Stanley e First Boston. Ele integrou a junta diretora da American Society de São Paulo de 2003 a 2011, tendo sido seu presidente no biênio 2005-2007 e é membro do conselho consultivo do Kellogg Institute of International Studies. Sr. Lark é mestre em Administração de Empresas pela UCLA Anderson School of Management, turma de 1994, e possui graduações em Finanças e Economia Empresarial e Filosofia pela University of Notre Dame, turma de 1988, também é Administrador de Carteira de Valores Mobiliários Autorizado (CVM), e é associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O Sr. Lark é membro do Comitê de Política Financeira e do Comitê de Políticas de Risco da Companhia.

Eduardo José Bernardes Neto
O Sr. Eduardo Bernardes é o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da GOL, sendo responsável pelas estratégias de marketing e vendas para todos os canais. Ele ingressou na GOL em 2001, ano em que a companhia foi fundada, e desempenhou funções nas áreas de vendas, marketing, distribuição, gestão de oferta e desenvolvimento comercial. De 2009 a 2016, atuou como membro do Conselho de Administração do UATP, uma solução global de pagamento de viagens controlada e operada por companhias aéreas mundiais. Eduardo Bernardes tem mais de 20 anos de experiência em aviação comercial e já trabalhou para companhias aéreas de jatos privados e fretados. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Ibero-Americano.

Celso Guimarães Ferrer Junior
Celso Guimarães Ferrer Junior está na Gol há 14 anos e foi Vice-presidente de planejamento de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2019. O Sr. Ferrer atualmente é nosso Vice-presidente de Operações. Ele também é piloto das aeronaves Boeing 737-700 e Boeing 737-800 Next Generation. O Sr. Ferrer é formado em economia pela Universidade de São Paulo, em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui MBA pelo INSEAD.

Conselho de Administração

O conselho de administração da GOL se dedica a fornecer diretrizes estratégicas gerais, e, dentre outras funções, é responsável por definir as políticas gerais dos negócios, eleger os diretores e supervisionar sua gestão. Atualmente, o conselho de administração é composto por nove membros. Os três membros do Conselho de Administração associados ao Comitê de Auditoria atendem ao requisito de independência da NYSE e do Regulamento de Listagem do Nível 2 de Governança Corporativa da B3. O conselho de administração se reúne trimestralmente ou sempre que solicitado pelo presidente do conselho ou por três conselheiros.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os conselheiros estão proibido de votar em qualquer assunto que possa causar conflito de interesses entre eles e a Companhia.

Os membros do conselho de administração têm mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. O mandato dos atuais conselheiros terminará em abril de 2022. O estatuto social da Companhia não prevê idade para aposentadoria obrigatória de seus conselheiros.

A tabela a seguir apresenta o nome e a posição de cada um dos atuais membros do conselho de administração. Uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais membros do conselho de administração é apresentada depois da tabela.

Nome Cargo
Constantino de Oliveira Junior Presidente do Conselho de Administração
Joaquim Constantino Neto Vice-Presidente do Conselho de Administração
Ricardo Constantino Conselheiro
Antonio Kandir Conselheiro Independente
Germán Pasquale Quiroga Vilardo Conselheiro Independente
André Béla Jánszky Conselheiro Independente
Anna Luiza Serwy Constantino Conselheira
Philipp Schiemer Conselheiro Independente

Constantino de Oliveira Junior
É o Presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 2004, tendo sido Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia, cumulando ambas as funções, de março de 2004 a julho de 2012. O Sr. Constantino Jr. é também, desde 2001, membro do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas S.A., tendo sido Diretor-Presidente da Gol Linhas Aéreas S.A. de 2001 a 02 de julho de 2012. Introduziu o conceito de "custo baixo, tarifa baixa" na aviação civil brasileira e foi escolhido como "Executivo de Valor" em 2002 e 2001 pelo jornal Valor Econômico, e como "Executivo Líder" no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, e em 2008, foi nomeado "Executivo Ilustre" na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA. De 1994 a 2000 ocupou o cargo de Diretor na Comporte Participações, empresa que controla diversas companhias de transporte terrestre de passageiros. Cursou Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships. É membro do Comitê de Políticas de Risco, de Políticas Financeiras, de Governança Corporativa e Pessoas, e do Comitê de Alianças da Companhia.

Joaquim Constantino Neto
O Sr. Joaquim é membro Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Joaquim é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor de Operações do Grupo Comporte desde 1994. De 1984 a 1990, o Sr. Joaquim Constantino Neto esteve encarregado das operações de Reunidas Paulista. Desde 1990 até a presente data, é o Diretor Geral da Breda Serviços, uma companhia de transporte rodoviário de passageiros. Participa do Conselho de Administração da CMP Participações que administra 2 mil ônibus na região do Paraná e São Paulo.

Ricardo Constantino
O Sr. Ricardo é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor Técnico e de Manutenção do Grupo Comporte desde 1994. O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da BR Vias S.A.

Antonio Kandir
É membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde agosto de 2004. Nos últimos dez anos, participou de conselhos de administração e gerenciou diversos fundos de investimentos. Atualmente o Sr. Kandir participa dos conselhos de administração das empresas AEGEA, CSU, CPFL e COIMEX. O Sr. Kandir foi Deputado Federal por dois mandatos, Ministro do Planejamento e Orçamento e Secretário de Política Econômica, além de Presidente do Conselho Nacional de Desestatização. Graduou-se em engenharia de produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e obteve graus de Mestre e Doutor (PhD) em Economia na Universidade Estadual de Campinas. O Sr. Kandir é membro independente de nosso Conselho de Administração conforme critérios da Securities Exchange Commission (SEC) e normas de listagem da New York Stock Exchange (NYSE) e é membro de nosso Comitê de Auditoria Estatutário ("CAE"), Comitê de Governança Corporativa e Pessoas, do Comitê de Política Financeira e do Comitê de Políticas de Risco.

Germán Pasquale Quiroga Vilardo
O Sr. Germán é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 2016. É formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e mestrado em sistemas digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. No passado foi fundador e CEO da TV1.com, fundador, CIO e CMO da Americanas.com, CIO e CMO da Cyrela Brasil Realty e fundador, CEO e membro do Conselho de Administração do Pontofrio.com, e-plataforma, e-hub, Nova Pontocom e Cnova, tendo nesta última, liderado o IPO da empresa na NASDAQ. Atualmente é vice-presidente do Conselho de Administração da Totvs, vice-presidente do Conselho de Administração da Camara-E.net e ocupa posição de membro do Conselho de Administração da Sequoia, da Abrarec, e da Fecomércio.

André Béla Jánszky
O Sr. André Jánszky é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 2016. O Sr. André também é membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia, do Comitê de Governança Corporativa e Pessoas, e do Comitê de Política Financeira. O Sr. André foi sócio responsável pelo Departamento da América Latina do Milbank e sócio administrador de seu escritório em São Paulo. Seu enfoque foi na prestação de serviços de consultoria jurídica em direito norte-americano nas áreas de mercado de capitais, fusões e aquisições, operações de financiamento, reestruturações e governança corporativa. Dentre os clientes do Sr. André Jánszky estavam empresas e instituições financeiras brasileiras, latino-americanas e norte-americanas. O Sr. André detém vasta experiência em grande variedade de indústrias, incluindo óleo e gás, energia, infraestrutura, incorporadoras, serviços financeiros, transporte, educação e varejo. André Jánszky foi constantemente nomeado um dos principais advogados em mercado de capitais por diversas publicações, incluindo The Legal 500 e Chambers Latin America, que o reconhece como Band #1. O Sr. André é o financial expert do CAE, conforme definido nas normas atuais do Sarbanes-Oxley Act, e é o membro que cumpre os requisitos de experiência em contabilidade societária previstos pelo artigo 31-C, §5º e §6º da INCVM 308/99.

Anna Luiza Serwy Constantino
A Sra. Anna é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2016. Atuou no cargo de Credit Strategist no departamento de inteligência de crédito da Bloomberg LP. Desde 2009 até a presente data, a Sra. Anna também atuou na área de finanças das empresas Kerburn Rose, em Nova Iorque, e Lockheed Martin, em Orlando, possuindo ampla experiência profissional na área de finanças em grandes empresas mundiais. A Sra. Anna é formada em administração de empresas e finanças pela University of Central Florida. É analista financeira com certificação CFA® (Chartered Financial Analyst) e membro das CFA Societies de Nova York.

Philipp Schiemer
Sr. Philipp é CEO da Mercedes-AMG. De 2009 a junho de 2020 atuou na Vice-Presidência de Marketing de Produtos na Mercedes-Benz em Stuttgart na Alemanha e como presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina. De 2004 a 2009 atuou como Vice-Presidente de Vendas na Mercedes-Benz do Brasil. Philipp também foi presidente do congresso SAE Brasil, e atuou como Vice-Presidente da Câmara do Comércio Alemanha-Brasil de janeiro de 2018 a dezembro de 2018 e em janeiro de 2019 assumiu a presidência desta Câmara. O Sr. Philipp Schiemer cursou administração de empresas com especialização em marketing e finanças na Corporate University Mercedes-Benz AG, em Stuttgart, e possui curso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para atuação como Conselheiro.

Voltar Voltar ao Topo